Programação e Palestrantes

Como 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica, a VI SAQ abordará o tema “A Linguagem no Ensino de Química”, levando em consideração a simbologia envolvida na representação da Química. Serão abordados assuntos necessários de serem discutidos e que são relativamente recentes no panorama brasileiro do Ensino de Química. Em nossa programação, teremos momentos que esperamos ser de grande valia para o público participante, com a participação de diversos especialistas (mestrandos, mestres, doutores) na área do Ensino de Ciências e na área da Linguística.

Horário/Dia

Segunda (03/06)

Terça (04/06)

Quarta (05/06)

Quinta (06/06)

Sexta (07/06)

18:30-19:00

Abertura Solene

19:00-20:10

Palestra de Abertura:

Professora Rosária Justi (UFMG)

Tema:

Influências da Linguagem no Ensino de e sobre Ciências

Palestra 3:

Professor

 Douglas Henrique de Mendonça (UFV – Florestal)

Tema:

“A importância da emergência de questões dos estudantes em salas de aula de ciências

Palestra 4:

Professora Ângela Vieira Campos (CEFET-MG)

Tema:

“Química e poesia: metáforas e analogias no ensino das ciências”

Palestra 5:

Professores Luciano Emerich Faria (Centro Universitário Newton Paiva) e Marcos Giovanni Moreira (UFMG)

Tema:

“Show da Química”

Palestra 7:

Professor Vinicius Catão

(UFV – Viçosa)

Tema:

“Ensino de Química, linguagem corporoespacial e as múltiplas possibilidades para construir sentidos em sala de aula”

20:10-20:30

Coffe-Break

Coffe-Break

Coffe-Break

Coffe-Break

Coffe-Break

20:30-22:10

Palestra 2:

Professor Eduardo Fleury Mortimer (UFMG)

 

Tema: “Dimensões interativa e epistêmica do discurso em salas de aula de Química do Ensino Médio”

Minicurso 1:

Tema: “Analogias: Artefatos de linguagem e pensamento no ensino de química”

Professora Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade (Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Estadual Henrique Michel)

Minicurso 2:

Tema: “A utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química: desafios e perspectivas. ”

Interpretes de LIBRAS: Elen Rose da Cruz Cunha, Valéria de Jesus e Alex Aparecido de Abreu Rodrigues (UFV –Florestal)

Minicurso 3:

Tema: “Bases neurais da aprendizagem”

Professor Newton Moreno Sanches

UFV –Florestal)

Minicurso 1:

Tema: “Analogias: Artefatos de linguagem e pensamento no ensino de química”

Professora Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade (Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Estadual Henrique Michel)

Minicurso 2:

Tema: “A utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química: desafios e perspectivas. ”

Interpretes de LIBRAS: Elen Rose da Cruz Cunha, Valéria de Jesus e Alex Aparecido de Abreu Rodrigues (UFV –Florestal)

Minicurso 3:

Tema: “Bases neurais da aprendizagem”

Professor Newton Moreno Sanches

UFV –Florestal)

Palestra 6:

Professor Alexandre Ferry

(CEFET-MG)

Tema:

“Tensões entre a Linguagem Cientifica e a Linguagem Cotidiana como desafios para o ensino e aprendizagem em Química”

Sessão Coordenada:

Joyce Cristina da Silva Ferreira Saturnino e Francisca Junia Macieira

(UFV – Florestal)

Tema:

“Ensino de química e a educação inclusiva

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados