Programação e Palestrantes
Como 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica, a VI SAQ abordará o tema “A Linguagem no Ensino de Química”, levando em consideração a simbologia envolvida na representação da Química. Serão abordados assuntos necessários de serem discutidos e que são relativamente recentes no panorama brasileiro do Ensino de Química. Em nossa programação, teremos momentos que esperamos ser de grande valia para o público participante, com a participação de diversos especialistas (mestrandos, mestres, doutores) na área do Ensino de Ciências e na área da Linguística.
Horário/Dia |
Segunda (03/06) |
Terça (04/06) |
Quarta (05/06) |
Quinta (06/06) |
Sexta (07/06) |
|
18:30-19:00 |
Abertura Solene |
|||||
19:00-20:10 |
Palestra de Abertura: Professora Rosária Justi (UFMG) Tema: “Influências da Linguagem no Ensino de e sobre Ciências” |
Palestra 3: Professor Douglas Henrique de Mendonça (UFV – Florestal) Tema: “A importância da emergência de questões dos estudantes em salas de aula de ciências”
|
Palestra 4: Professora Ângela Vieira Campos (CEFET-MG) Tema: “Química e poesia: metáforas e analogias no ensino das ciências” |
Palestra 5: Professores Luciano Emerich Faria (Centro Universitário Newton Paiva) e Marcos Giovanni Moreira (UFMG) Tema: “Show da Química” |
Palestra 7: Professor Vinicius Catão (UFV – Viçosa) Tema:
|
|
20:10-20:30 |
Coffe-Break |
Coffe-Break |
Coffe-Break |
Coffe-Break |
Coffe-Break |
|
20:30-22:10 |
Palestra 2: Professor Eduardo Fleury Mortimer (UFMG)
Tema: “Dimensões interativa e epistêmica do discurso em salas de aula de Química do Ensino Médio” |
Minicurso 1: Tema: “Analogias: Artefatos de linguagem e pensamento no ensino de química” Professora Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade (Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Estadual Henrique Michel) Minicurso 2: Tema: “A utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química: desafios e perspectivas. ” Interpretes de LIBRAS: Elen Rose da Cruz Cunha, Valéria de Jesus e Alex Aparecido de Abreu Rodrigues (UFV –Florestal) Minicurso 3: Tema: “Bases neurais da aprendizagem” Professor Newton Moreno Sanches UFV –Florestal) |
Minicurso 1: Tema: “Analogias: Artefatos de linguagem e pensamento no ensino de química” Professora Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade (Escola Estadual Dom Pedro II e Escola Estadual Henrique Michel) Minicurso 2: Tema: “A utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química: desafios e perspectivas. ” Interpretes de LIBRAS: Elen Rose da Cruz Cunha, Valéria de Jesus e Alex Aparecido de Abreu Rodrigues (UFV –Florestal) Minicurso 3: Tema: “Bases neurais da aprendizagem” Professor Newton Moreno Sanches UFV –Florestal) |
Palestra 6: Professor Alexandre Ferry (CEFET-MG) Tema: “Tensões entre a Linguagem Cientifica e a Linguagem Cotidiana como desafios para o ensino e aprendizagem em Química” |
Sessão Coordenada: Joyce Cristina da Silva Ferreira Saturnino e Francisca Junia Macieira (UFV – Florestal) Tema: “Ensino de química e a educação inclusiva” |